Conheça o SestSenat | RJ Empregos RIO

Conheça o SestSenat

Heloisa Luchiari Villela

O Sest Senat é uma junção de dois serviços, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. Eles foram criados há 26 anos e desde então têm colaborado com o progresso do setor de transporte do país. O Sest Senat não só oferece cursos EAD, como também os presenciais. Os cursos são oferecidos de acordo com a demanda da região, e por isso nem todos os cursos de uma unidade estão presentes em outras unidades.

Os cursos oferecidos podem ser livres, voltados para órgãos de fiscalização, para jovens aprendizes ou de nível médio. Uma alternativa para quem não tem tempo suficiente para frequentar os cursos presenciais é se inscrever nos cursos EAD.

Um dos projetos mais notáveis do programa é a CNH Social, o Primeira Habilitação Para o Transporte. O objetivo do projeto é contemplar famílias menos abastadas, de baixa renda, a obter a primeira CNH, visto que o valor é relativamente alto.

Os pré-requisitos para participar do programa são: ter idade entre 18 e 27 anos, ser alfabetizado e receber no máximo 3 salários mínimos. Não é cobrada qualquer taxa de inscrição ou de retirada do documento, caso haja aprovação nos testes práticos e teóricos.

O Sest Senat é também ligado ao Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O Pronatec oferece cursos de especialização, que podem ser feitos através do Sest Senat no setor de transporte.

Alguns cursos oferecidos pelo Pronatec passam antes pela avaliação de alguns órgãos municipais em relação à matrícula. Caso ela seja aprovada, a própria prefeitura autoriza que a matrícula seja feita.

O Sest Senat oferece 30 cursos através do Pronatec, e de alguns anos para cá tem feito milhares de jovens a ter uma oportunidade dentro do mercado de trabalho com especializações e melhores salários e empregos.

Dois anos atrás, mais de cem mil alunos tiveram a oportunidade de ingressar nos cursos oferecidos pelo Sest Senat, e a previsão é que esse número aumente nos próximos anos. Além da Pronatec e da CNH Social, o Sest Senat conta com outros projetos especiais responsáveis por integrar os jovens mais desfavorecidos no mercado de trabalho, podendo até conseguir empregos através do Indeed após a conclusão dos cursos.

Brock Coyle Authentic Jersey